sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nanotecnologia cada vez mais presente!

Mas afinal o que é Nanotecnologia?

A nanotecnologia é um termo muito usado hoje, na verdade ela esta associada a diversas áreas, por exemplo; medicina, eletrônica, física, biologia, engenharia dos materiais e ciência da computação, todas essas áreas pesquisam e desenvolvem estudos em escalas nanométricas.

Mas quanto é que significa 1nm (um nanômetro)? Significa apenas 1 bilionésimo de 1 metro. Então imaginemos 1 metro dividido em 1bilhão de partes cada parte deste significa 1nm.

Com dimensões tão minúsculas podemos ter componentes tão pequeno, igual a imagem acima comparados com o tamanho de uma formiga e um palito de fósforo temos três micro-componentes.

Graças a nanotecnologia estamos vivendo em um mundo microtecnológico. Com essa tecnologia já conseguimos vários avanços, a nanotecnologia já esta presente em diversos equipamentos eletrônicos, ela é usada na produção de semicondutores, proporcionando cada vez mais a pontencialidade e a miniaturização dos chips, esta sendo de grande avanço para humanidade o desenvolvimento das tecnologias atuais em escalas nanométricas.

Os processadores Core i7 900 da Intel foram desenvolvidos com componentes em escalas de 45 nm.

Veja a imagem de um circuito integrado ampliada 2400 vezes

Há pouco tempo, algumas decadas atrás. Quem acreditaria em cirurgia exetudada remotamente e tecnologia 3G? Muito do que era ficção esta se tornando realidade, e a nanotecnologia esta acelerando esses acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário