quarta-feira, 29 de julho de 2009

Qual a direfença entre Vírus, Worm e Trojam?

Vamos lá, tentarei defini-los de uma forma simples.

O nome vírus tornou-se uma forma de generalizar os tipos de malweres(Softwares ou programas mal intencionados), na verdade existem outros tipos de pragas que afetam os sistemas operacionais e causam prejuízos para os usuários e empresas.

Vírus – trata-se de linhas de códigos maliciosas, desenvolvidas por programadores, capazes de se auto executarem. Característica principal dele é usar um programa que esteja em funcionamento no computador da vítima para ser seu hospedeiro e se anexar a ele, a partir daí ele tenta infectar outros computadores. Os vírus têm o poder de danificar os softwares, arquivos e até mesmo os equipamentos. O vírus propriamente dito precisa de um hospedeiro para se alojar no computador e daí conseguir infectar novas máquinas.

Worm – este é considerado uma subclasse do vírus, ele possui a propriedade de se multiplicar e de se auto enviar, sem a ação ou intervenção do usuário, ele possui a propriedade de poder enviar copias de si através das redes, em uma máquina infectada eles podem se apropriarem da lista de endereço de e-mail e enviar cópias dele mesmo para todos os endereços que constem nesta lista. Com este método de replicação ele causar lentidão no processamento das máquinas e no acesso a paginas da internet causando verdadeiros congestionamentos nas redes.

O Worm pode permitir o acesso de pessoas não autorizadas a máquina infectada.

Trojam Horse (Cavalo de Troia) – Na mitologia grega o Cavalo de Tróia aparentava ser um ingênuo presente, mas na verdade era uma estratégia para poder penetrar na cidade de Tróia, dentro do gigantesco cavalo existiam soldados gregos que desta forma conseguiram entrar em Tróia e se apoderarem da cidade.

Os malwares chamados Cavalo de Troia são adquiridos quando um usuário faz download de programas ou arquivos de fontes não confiáveis, na verdade ele esta baixando uma versão do programa infectado contendo um código malicioso, a forma de distribuição destes podem ser até mesmo via e-mail, tivemos casos em que um e-mail com anexo que prometia atualização do sistema operacional Windows XP, e com isso o usuário baixava o Cavalo de Tróia, este por sua vez desativava os programas de antivírus e firewall. A Microsoft alerta que todas as suas atualizações são publicadas em boletins de segurança e nunca é enviado arquivos em anexo.

As atualizações da Microsoft devem ser feitas diretamente no site do Microsoft Windows Update ou do Microsoft Office Update.

Os malweres não se resumes a esses três tipos, iremos tratar os demais tipos em breve em novas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário